25 anos do NCE-USP: Uma carta aberta

04 de novembro de 2021, São Paulo, Brasil.

Hoje o NCE (Núcleo de Comunicação e Educação – ECA/USP) celebra 25 anos de existência. Um quarto de século dedicados à Educomunicação com muito trabalho nos campos da pesquisa e da extensão universitária.

Esses 25 anos, não poderiam passar em branco. Não para o NCE que desde os primeiros momentos de sua fundação, não mediu forças para promover um franco debate sobre questões envolvendo a interface Comunicação/Educação. Isso aconteceu logo em 1996, quando o Núcleo nasce já com a incumbência de organizar um evento internacional que receberia pesquisadores e pesquisadoras do mundo todo para debaterem isso. O “I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação” reuniu 950 pessoas, sendo que 195 de fora do país e representando todos os cinco continentes do globo. Não atoa, esse congresso foi considerado um dos cinco mais importantes do mundo na década de 1990 pelo pesquisador indiano Joseph Sagayaraj Devadoss em tese defendida junto a UPS (Università Pontificia Salesiana), de Roma, Itália. 

Paralelo a isso, entre 1997 e 1999, um grupo de pesquisadores do NCE formados por Patricia Horta Alves, Fernando Peixoto Vieira e Eliany Salvatierra Machado e coordenados pelo fundador do Núcleo, o prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, saíram a campo para investigar o perfil do profissional que atuava dentro da interface Comunicação/Educação. Essa pesquisa, conhecida mais tarde como “Pesquisa Perfil”, seria um dos grandes feitos do NCE, pois foi a partir dela que passamos a usar o neologismo “Educomunicação” que, 22 anos depois, no dia 19 de agosto de 2021, ganharia espaço como um verbete reconhecido pela Academia Brasileira de Letras. É importante ressaltar que a definição utilizada pela ABL é a mesma utilizada pelo Núcleo após os resultados da Pesquisa Perfil. Além disso, a Pesquisa possibilitou a abertura para centenas de novos trabalhos que surgiram durante as duas décadas seguintes.

O Núcleo também atuou por meio de projetos. E quando se fala em projetos do NCE o primeiro que vem a cabeça, e com razão, é o Educom.Rádio. Após os resultados da Pesquisa Perfil, o Núcleo tinha em mãos conteúdo teórico suficiente para partir para a prática. Foi por meio de um chamado da prefeitura de São Paulo que viu em um projeto do NCE envolvendo o rádio nas escolas a possibilidade de colaborar com o combate à violência que infelizmente era presente em muitas realidades escolar da capital paulista. O detalhe era que o projeto deveria atender as 455 escolas municipais de São Paulo entre 2001 e 2004. Sem problemas para o Núcleo e seus colaboradores! Foram mais de 11 mil pessoas atendidas entre estudantes, professores e membros da comunidade. E para isso, o NCE contou com a colaboração de mais de 400 pessoas. Foi um sucesso! Tão sucesso que culminou na criação da Lei Educom 28/12/2004 com o número 13.941 de autoria do ex-vereador Carlos Neder. Essa lei possibilitou a presença da educomunicação na Secretaria de Educação do Município de São Paulo até os dias de hoje.

Outros projetos surgiram e, de igual forma, colaboraram para a formação de muita gente em Educomunicação. Educom.TV (2002); Tôdeolho.TV (2002-2003); Educom.Rádio Centro-Oeste (2003-2004); Educom.Saúde (2004); Educom.Geração Cidadã (2005-2006); Educom.CSL (2006-2007);  Educom. JT (2006-2007); Educom.FUNDHAS (2006-2008); Educom.Geração Cidadã 2016 (2016); são só alguns exemplos de trabalhos que juntos atenderam dezenas de milhares de pessoas de todo o Brasil. 

E hoje, o NCE continua atuante na promoção da Educomunicação, apoiando eventos, cursos e projetos, como pro exemplo o Educom.Saúde-SP, que desde de 2019 e junto com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a SUCEN (Superintendência de Controles de Endemias), vem formando agentes de saúde de todo estado nos preceitos educomnicativos para o combate à arboviroeses. Já foram mais de 400 agentes de saúde que se formaram no projeto.

Dentro da academia, o NCE também se solidificou. Em 02 de abril de 2007 o NCE passava a ser um NACE (Núcleo de Apoio a Atividade de Cultura e Extensão) após aprovação do Conselho Universitário com base nos relatórios bianuais de 2007-2009 e 2009-2011. Na conclusão do relatório de cinco anos do Núcleo enviado para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, a página 16 traz a seguinte conclusão: “Entendemos, desta forma, haver demonstrado que os distintos “projetos” implementados pelo NACE-NCE, ao longo de sua história, não podem ser considerados na sua individualidade, mas, sim, enquanto partes de uma estratégia de levar o conceito e as práticas da Educomunicação tanto ao cotidiano da Universidade, quanto às políticas públicas regionais e nacionais”. Hoje, o Núcleo permanece com essa classificação graças aos esforços do atual coordenador, o professor Dr. Claudemir Edson Viana que trabalha incansavelmente pela manutenção das ações que sempre deram o tom ao NCE, aproximando, inclusive, o Núcleo do Curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP com atividades envolvendo os estudantes.

Há muita história… E todas elas de muito orgulho para nós do NCE. E tudo isso só foi possível graças ao empenho de todos colaboradores que passaram pelo Núcleo e deixaram suas contribuições para a grande missão do NCE: promover educomunicação! Nomeá-los todos seria impossível, mas fica aqui nosso mais profundo agradecimento pois, sem essa colaboração no passado e no presente, não chegaríamos fortes e atuantes durante todos esses 25 anos. Para celebrar isso, o NCE preparou um seminário de 25 anos que vai ser constituído por três encontros remotos nas noites dos dias 16, 23 e 30 de novembro, entre 19h30min e 22h, de forma aberta e gratuita ao público em geral por meio de transmissões online do evento via canal do Youtube do LABIDECOM. E claro, você está mais do que convidado(a) para esta festa.

Hoje é dia de celebrar, de lembrar os momentos felizes e de projetar novas ações para o NCE. 

Vida longa ao Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP!

E a você, que fez parte dessa história, muito obrigado!

Por fim, divulgamos abaixo um vídeo especial com um depoimento do professor Ismar de Oliveira Soares, fundador e presidente de Honra do NCE.

Ass.: Equipe do NCE

 

25 anos do NCE-USP: Uma carta aberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *